Importação de produtos da área de saúde

Importação de produtos da área de saúde

A importação de produtos da saúde controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é uma atividade complexa. Requer um nível técnico especializado além de um rigoroso cumprimento de regulamentações vigentes.
Neste blog, vamos explorar os desafios do processo de importação desses produtos e destacar a importância de ter um parceiro logístico seguro e confiável.

O que são produtos para Saúde?

Conforme definido pela Resolução RDC nº 185/2001, Produtos para Saúde são produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. Compreendem três tipos de categorias: Equipamentos Médicos, Materiais de Uso em Saúde e Produtos de Diagnóstico in vitro.

Para importar produtos sujeitos à vigilância sanitária é preciso ter anuência da anvisa?

Sim. Os produtos importados sujeitos à vigilância sanitária destinados ao comércio, à indústria ou ao consumo direto, deverão ter a anuência da Anvisa para sua importação. Para isso, devem estar regularizados perante a autoridade sanitária no tocante à obrigatoriedade, no que couber, de registro, notificação, cadastro, autorização de modelo, isenção de registro, ou qualquer outra forma de controle regulamentada pela Anvisa.

No caso de terceirização da atividade de armazenagem, será obrigatória a apresentação à autoridade sanitária no local de desembaraço, do contrato e regularização da empresa que promoverá a armazenagem, conforme boas práticas de armazenagens previstas na legislação sanitária pertinente.

Os agrotóxicos não são sujeitos à fiscalização sanitária da Anvisa no momento da importação.

Importação de produtos para saúde: como funciona

No Brasil, a importação de Produtos para Saúde é controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela é responsável pela fiscalização, regulação e trâmites, como a concessão da Licença de Importação (LI).

A Licença de Importação (LI) é um documento por meio do qual o Governo autoriza a importação realizada por uma empresa ou pessoa física, mediante verificação do cumprimento de normas legais e administrativas. Ela é necessária quando a importação que se pretende realizar está sujeita à anuência de um ou mais órgão anuentes (como DECEX, ANVISA, MAPA, INMETRO, etc).

MULTILOG RECEBE CERTIFICADO DE BOAS PRÁTICAS AVISA

A Multilog conquista o certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem de medicamentos, insumos farmacêuticos e cosméticos para o centro de distribuição de Alphaville, em Barueri (SP).

O reconhecimento foi concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que tem como finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos e insumos, bem como, controle de portos, aeroportos e fronteiras.

Com validade de quatro anos, o certificado é aplicado às empresas armazenadoras, distribuidoras e importadoras de medicamentos, produtos para saúde e insumos farmacêuticos localizadas em território nacional.

Uma demonstração do nosso compromisso com o atendimento à legislação, gerenciamento de riscos e compliance que a Multilog tem em suas operações.

CONHEÇA A NOVA ESTRUTURA DA MULTILOG PARA A ÁREA DA SAÚDE: POLO DE SAÚDE ALPHAVILLE

A Multilog demostra mostra mais uma vez, todo seu potencial e expertise, quando o assunto é Saúde e apresenta uma estrutura que irá surpreender o mercado!

O novo polo foi pensado para oferecer soluções completas em São Paulo no setor de Saúde, abrangendo o recebimento de cargas com uma gama maior de temperaturas controladas, incluindo as negativas.

O lançamento do novo polo em Alphaville, tem uma estrutura completa de armazéns alfandegado e não alfandegado equipados com câmara fria e localizados estrategicamente na região metropolitana de São Paulo.

Este polo foi planejado para receber produtos que necessitam de controle de temperatura a partir dos 20 graus Celsius negativos, especialmente matérias-primas, medicamentos e correlatos, e equipamentos da indústria farmacêutica.

Para mais detalhes entre em contato através do e-mail:

healthcare@multilog.com.br