No último quadrimestre do ano passado, a movimentação foi recorde em Foz do Iguaçu, chegando a 18,5% de alta em dezembro. Em 2020, Porto Seco cresceu 4,8% no fluxo de importação e exportação
Um levantamento feito pela Receita Federal revelou que o Porto Seco de Foz do Iguaçu, gerenciado pela Multilog, registrou taxas de crescimento recordes nos últimos quatro meses de 2020, consolidando-se como o maior da América Latina em volume de cargas. Em setembro, o volume de movimentação cresceu 15,3%, em outubro, 11,6%, em novembro, 6,3% para chegar em dezembro com um crescimento de 18,5%.
Ao todo, passaram pelo Porto Seco 169.654 caminhões ao longo do ano passado, representando uma alta de 4,8% em relação ao ano anterior, se considerarmos o movimento de importação e exportação.
De acordo com Francisco Damilano, Gerente de Operações de Fronteiras da Multilog, a armazenagem e as taxas de ocupação dos pátios também foram superiores em 2020 em relação a 2019, tendo em média um crescimento de 15,92%.
“Para trabalhar durante a pandemia, precisamos fazer várias mudanças a fim de garantir o fluxo de carga necessário para o abastecimento do país, sem descuidar da saúde dos trabalhadores e dos caminhoneiros”, disse Damilano. Segundo ele, o objetivo das mudanças foi agilizar as operações e cumprir com os protocolos sanitários de combate à Covid-19, recomendados pelas autoridades.
Inovações tecnológicas como a automatização do DUE, o pré-cadastro para regime de exportação, automatização das liberações através da plataforma Genius para o regime de importação e ainda a vistoria remota facilitaram os processos. “Nossos tempos de liberação estão muito mais rápidos”, disse Damilano.
Para o executivo, estrategicamente é muito importante para a Multilog ter um Porto Seco de Fronteira classificado como o maior da América Latina e com crescimento em níveis históricos. Isso nos torna cada vez mais uma referência em logística”, afirma. A Multilog é também responsável pela administração dos Portos Secos de Uruguaiana, Santana do Livramento e Jaguarão.