A importância da sustentabilidade, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, já é percebida por muitas organizações. Uma pesquisa divulgada pela NielsenIQ apontou que 66% dos entrevistados se dizem dispostos a pagar mais por produtos e serviços prestados por empresas comprometidas com um impacto social e ambiental positivo. Dentro desse contexto, o conjunto de práticas conhecido como ESG está ganhando cada vez mais destaque, tornando-se tendência na comunidade empresarial e contando com políticas e diretrizes sustentáveis como estratégias. Mas você sabe o que é ESG? Neste artigo, vamos explicar como o termo se tornou relevante no cenário empresarial.
ESG é uma abreviação do termo Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. Trata-se de um conjunto de práticas que avaliam se as empresas estão adotando medidas que podem ser consideradas responsáveis socialmente e sustentáveis, indo além da preservação dos recursos naturais, abrangendo também a promoção de políticas sociais e uma administração confiável.
A origem dessa sigla surgiu em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado "Who Cares Wins" (Ganha Quem se Importa, em tradução livre). Esse documento foi elaborado para estabelecer diretrizes que incorporassem as questões ambientais, sociais e de governança no âmbito financeiro.
Com o passar do tempo, esse conceito ganhou destaque em diversos setores econômicos. Em 2015, o termo adquiriu ainda mais relevância com a introdução da Agenda 2030, proposta pela ONU, que compreende 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 168 metas a serem alcançadas globalmente até a próxima década. Dessa forma, o ESG evoluiu para se tornar um compromisso global.
As novas gerações estão cada vez mais preocupadas com questões como o impacto ambiental, uso sustentável de recursos, igualdade de gênero, inclusão e outros tópicos similares, o que tem transformado as dinâmicas de consumo. Portanto, é vital compreender a importância das práticas ESG e a base que elas fornecem para agregar valor aos negócios. Hoje, os consumidores demandam que as empresas estejam comprometidas com esses valores.
Consequentemente, as empresas que desejam se manter competitivas no mercado devem ampliar sua visão sobre esses temas e considerar seus impactos financeiros, sociais e ambientais.
Em 2023, a Multilog lançou o Relatório de Sustentabilidade 2022 detalhando seu posicionamento em relação ao ESG, apontando as iniciativas que tornam sua gestão mais sustentável. A empresa tornou-se signatária do Pacto Global, a maior coalizão de responsabilidade corporativa do mundo, composta por cerca de 8 mil empresas em mais de 160 países.
Elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) – uma metodologia internacional utilizada para a elaboração de relatórios ESG –, o documento consolida iniciativas que já estavam em andamento, ao mesmo tempo que apresenta políticas e práticas com desdobramentos futuros.
O plano estipulou políticas corporativas relacionadas ao ESG como parte da estrutura de governança e sustentabilidade. Essas políticas definem orientações em seis áreas prioritárias: ética e integridade, cuidado com as pessoas, respeito ao meio ambiente, inovação e sustentabilidade, qualidade dos serviços e performance consistente.
Saiba mais sobre a gestão sustentável da Multilog acessando o relatório aqui.