Multilog é a empresa mais rápida na liberação de cargas na alfândega de Viracopos, de acordo com levantamento da Receita Federal

Multilog é a empresa mais rápida na liberação de cargas na alfândega de Viracopos, de acordo com levantamento da Receita Federal

De 2019 para 2020, os tempos de liberação foram reduzidos em média de 6,34 dias para 3,36 dias

A Multilog foi apontada como a empresa que libera cargas no menor tempo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Os dados foram apresentados pela Receita Federal na semana passada e apontam para uma redução nos tempos de liberação de 2019 para 2020. No chamado Canal Amarelo, em 2019, a Multilog levava 6,66 dias para liberar e em 2020, já concluía a liberação em 2,21 dias. No Canal Vermelho, o tempo caiu de 6,11 dias para 4,62 dias. Na média, a empresa, segundo a Receita Federal, reduziu os tempos de 6,34 dias para 3,36 dias.

O recinto alfandegado da Multilog em Campinas possui a certificação OEA, que indica atendimento a padrões internacionais de qualidade e segurança nos processos. O armazém atende alto volume de cargas de Saúde, está próximo ao aeroporto de Viracopos e foi pioneiro na implantação de vistorias remotas, que permite aos fiscais auditar e liberar as cargas de forma online, garantindo mais velocidade e eficiência ao processo.

“Podemos atribuir a redução dos tempos de liberação à capacidade da nossa equipe de preparar as cargas rapidamente, utilizar o sistema disponibilizado pela Receita Federal, desenvolver soluções exclusivas para atender a demanda, como o Genius WebVistoria (para liberação remota de cargas), além de contar com a eficiência dos órgãos anuentes. Todos sabemos que isto reflete diretamente na satisfação do cliente e também em novas oportunidades de negócios”, disse Juliane Wolff, Gerente de Relações Institucionais.

Os dados divulgados fazem parte do Portfólio Gerencial, que mediu a eficiência em 2019 em comparação com 2020. No Aeroporto de Viracopos, que possui a maior concentração e frequência de voos cargueiros do País, não houve queda por conta da pandemia. Ao contrário, o Aeroporto passou a registrar progressivo aumento na quantidade de declarações de importação, declarações de exportação e declarações de trânsito aduaneiro aqui registradas, já que as rotas dos aviões de carga não sofreram as restrições impostas aos voos internacionais de passageiros.

O Portfólio Gerencial aponta também que de um ano para outro houve melhoria de todos os indicadores estratégicos da unidade e aumento expressivo da sua arrecadação (que agora passa de 1 bilhão de reais por mês).

Vale ressaltar que a Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos é a mais importante unidade aduaneira de aeroporto do Brasil em quantidade de declarações de importação, em quantidade de declarações de exportação, em quantidade de declarações de trânsito aduaneiro e em quantidade de declarações de importação de remessas expressas.