De 2019 para 2020, os tempos de liberação foram reduzidos em média de 6,34 dias para 3,36 dias
A Multilog foi apontada como a empresa que libera cargas no menor tempo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Os dados foram apresentados pela Receita Federal na semana passada e apontam para uma redução nos tempos de liberação de 2019 para 2020. No chamado Canal Amarelo, em 2019, a Multilog levava 6,66 dias para liberar e em 2020, já concluía a liberação em 2,21 dias. No Canal Vermelho, o tempo caiu de 6,11 dias para 4,62 dias. Na média, a empresa, segundo a Receita Federal, reduziu os tempos de 6,34 dias para 3,36 dias.
O recinto alfandegado da Multilog em Campinas possui a certificação OEA, que indica atendimento a padrões internacionais de qualidade e segurança nos processos. O armazém atende alto volume de cargas de Saúde, está próximo ao aeroporto de Viracopos e foi pioneiro na implantação de vistorias remotas, que permite aos fiscais auditar e liberar as cargas de forma online, garantindo mais velocidade e eficiência ao processo.
“Podemos atribuir a redução dos tempos de liberação à capacidade da nossa equipe de preparar as cargas rapidamente, utilizar o sistema disponibilizado pela Receita Federal, desenvolver soluções exclusivas para atender a demanda, como o Genius WebVistoria (para liberação remota de cargas), além de contar com a eficiência dos órgãos anuentes. Todos sabemos que isto reflete diretamente na satisfação do cliente e também em novas oportunidades de negócios”, disse Juliane Wolff, Gerente de Relações Institucionais.
Os dados divulgados fazem parte do Portfólio Gerencial, que mediu a eficiência em 2019 em comparação com 2020. No Aeroporto de Viracopos, que possui a maior concentração e frequência de voos cargueiros do País, não houve queda por conta da pandemia. Ao contrário, o Aeroporto passou a registrar progressivo aumento na quantidade de declarações de importação, declarações de exportação e declarações de trânsito aduaneiro aqui registradas, já que as rotas dos aviões de carga não sofreram as restrições impostas aos voos internacionais de passageiros.
O Portfólio Gerencial aponta também que de um ano para outro houve melhoria de todos os indicadores estratégicos da unidade e aumento expressivo da sua arrecadação (que agora passa de 1 bilhão de reais por mês).
Vale ressaltar que a Alfândega do Aeroporto Internacional de Viracopos é a mais importante unidade aduaneira de aeroporto do Brasil em quantidade de declarações de importação, em quantidade de declarações de exportação, em quantidade de declarações de trânsito aduaneiro e em quantidade de declarações de importação de remessas expressas.