Multilog & Corteva Agriscience - Um case de soluções inteligentes através da logística integrada.

Multilog & Corteva Agriscience - Um case de soluções inteligentes através da logística integrada.

O que é a Corteva Agriscience?

A Corteva Agriscience é uma multinacional americana, resultado da fusão das divisões agrícolas da Dow e DuPont. A empresa oferece soluções inovadoras em sementes e proteção de cultivos para que os produtores possam maximizar sua produtividade e rentabilidade.
Em junho/2022 completou 3 anos de empresa independente e 100% focada no mercado agrícola, após a separação bem-sucedida da holding DowDuPont.

O propósito da companhia é enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso das próximas gerações.

A Corteva possui uma equipe com décadas de experiência no setor agrícola, com foco na promoção de uma cultura baseada no desempenho. Além disso, a empresa está comprometida com práticas agrícolas sustentáveis, em benefício de produtores e consumidores, em nível global.

Como parte de nossa estratégia, o Brasil é sem dúvida um mercado fundamental, sendo o segundo mais importante para a Corteva no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Com sede em Indianapolis (Estados Unidos), a Corteva está presente em mais de 140 países e possui 21 mil funcionários em todo o mundo. Hoje, temos 150 Centros de Pesquisa & Desenvolvimento e mais de 10 milhões de clientes.

No Brasil e Paraguai, são mais de 2 mil funcionários e 25 unidades, das quais 10 são dedicadas à Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos para atender às necessidades locais.

Fortalecendo alianças

Desde 2022 a Corteva Agriscience e Multilog, duas gigantes dos setores Agrícola e Logística, colaboram entre si criando uma nova oportunidade, unindo as forças e ideais para os respectivos negócios.
Com os olhares focados nos aspectos mais importantes em um business promissor como, a importância de um relacionamento pessoal forte entre as empresas, a flexibilidade, a identificação de vantagens competitivas, atenção às novidades do mercado mantendo a coragem e a disponibilidade para inovar, visando resultados benéficos para o core da Corteva a curto, médio e longo prazo.

O diagnóstico

Desde o início dos trabalhos, perceberam que no fluxo de importação Corteva, existiam alguns pontos fracos que a impediam de tornar o seu processo mais eficiente, como por exemplo, os seus 8 interlocutores no processo e também os mesmos estavam sendo realizados em dias úteis. Além disso, foram identificadas novas oportunidades de melhoria nos processos de fluxo de exportação Corteva.

Após um levantamento minucioso sobre o processo de Importação e Exportação da Corteva Agrisicence, a Multilog identificou que existia um rápido crescimento do Business da Corteva no Brasil, mas as trocas de sistemas mundiais (EUA e Europa), estavam causando atrasos nos embarques.

Também foi notado, que havia um alto volume de concentração de cada mês e diversos players na cadeia de logística, ocorrendo transferências de responsabilidades, e atrasos nas remoções para a zona secundária, resultando em falta de janelas para o carregamento das entregas nas plantas do cliente, sofrendo assim, um impacto direto nos custos, como o alto valor das mercadorias concentradas por paletes, os elevados custo aeroportuários, estadias e pernoites de transportes.

A melhoria nos processos:

Com base no SIP da Corteva, foram desenhadas estratégias diferenciadas para a cadeia logística da Corteva:

  • Simplificação de trânsito em DTA;
  • Flexibilizando os horários (7 x 24), inclusive nos finais de semana e feriados (recebimentos e expedições);
  • Absorção de grandes demandas concentradas em dias de pico e fechamentos;
  • Gestão unificada com interlocução direcionada;
  • Inteligência de controle diferenciada, direcionada ao Supply Chain de forma ativa;
  • Maior fluxo de caixa no pagamento dos capatazias aeroportuárias;
  • Percentual expressivo de redução no custo logístico (incidência);
  • Maior celeridade com integração e gestão do transporte Multilog de entrega nos destinos finais;
  • Operação 24 horas alfandegado.

Sendo assim, criado nos fluxos de importação e exportação Corteva, uma gestão unificada, com um só o locutor no processo.

A conclusão?

Uma alta performance, sinergia e consequentemente saving, gerando aproximadamente 15% de redução nas operações logísticas e 30% de redução no lead time.

O que vem a seguir?

Uma gestão dos processos através da inteligência artificial, desde a PO no SAP!

Fique por dentro de todas as novidades se atualizando com o que há de mais moderno do mercado logístico no Blog da Multilog.