O transporte aéreo de carga é um importante propulsor do desenvolvimento industrial, facilitando a intermodalidade e fomentando o mercado interno e externo. Em conjunto com as características de rapidez, flexibilidade, confiabilidade e segurança, apresentam um grande potencial de utilização dentro das novas estratégias logísticas empresariais.
O termo carga aérea é utilizado para expressar o conjunto de bens transportados por via aérea, geradores de receita, que não sejam passageiros e bagagens, considera-se carga aérea os seguintes itens: Mala postal, encomendas expressas (courier) e carga propriamente dita.
A carga aérea é extremamente heterogênea, e em razão desta heterogeneidade e da consequente diversificação da forma de seu tratamento e manuseio, as empresas operadoras procuram criar classificações alternativas que facilitem a padronização das rotinas utilizadas no manuseio da carga.
O estudo da carga aérea nos aeroportos requer um conhecimento geral do fluxo de informações envolvidos no transporte de mercadorias necessárias como a sua identificação, circulação, liberação, despacho e recebimento. Para isso há um grande número de atores envolvidos nestes processos tais como, a Receita Federal, ICM, Fiscalização Sanitária, Despachante, Agente de carga, Companhias aéreas, entre outros.
Os fluxos de materiais e de informações devem ser planejados simultaneamente, considerando as interfaces entre ambos. Para exemplificar melhor iremos apresentamos nas tabelas abaixo a interação entre fluxos e os principais atores envolvidos nos processos de exportação e importação, respectivamente:
Para facilitar ainda mais o seu processo de transporte aéreo de cargas, é importante contar com uma especialista no setor. A Multilog é especialista em despacho aduaneiro e serviços relacionados ao comércio exterior, conta com 37 unidades espalhadas pelos principais corredores do País, fornecendo soluções para os mais diversos segmentos.
Contamos com serviços diferenciados, tais como a DTA-S* com mais de 50 rotas habilitadas ligando os principais aeroportos (e portos) com os principais recintos de zona secundária. A DTA-s traz diversos benefícios ao importador no que diz respeito à redução de custos e agilidade nas transferências de cargas aéreas.
*A Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificada (DTA-S) é um regime concedido pela RFB para empresas com certificação OEA, que permite o transporte de mercadorias de um recinto alfandegado a outro, sob controle aduaneiro e com a suspensão de tributos, simplificando etapas de uma DTA normal, dispensando conferências realizadas pela RFB.
Quer saber mais como melhorar os seus negócios com a Multilog?
Acesse o nosso site ou envie um e-mail para a nossa equipe para vendas@multilog.com.br