A importância dos recintos alfandegados da Multilog para a logística brasileira

A importância dos recintos alfandegados da Multilog para a logística brasileira

Toda a infraestrutura que viabiliza a armazenagem e a movimentação de mercadorias no país, possui grande relevância para o setor de logística internacional. Neste blog, abordaremos quais são os tipos de recintos alfandegados e como a Multilog oferece infraestrutura, soluções e segurança em suas operações.

  • O que são recintos alfandegados?
  • Os tipos de recintos alfandegados
  • A estrutura dos recintos alfandegados da Multilog

O que são recintos alfandegados

Todas as mercadorias de origem estrangeira ou a caminho de outros países necessitam de um local específico para serem armazenadas e movimentadas.

O local demarcado deve estar dentro de uma área alfandegada, no qual denominados recintos aduaneiros (ou recintos alfandegados).

Os recintos aduaneiros (ou recintos alfandegados) são áreas demarcadas pela autoridade aduaneira competente, na zona primária dos portos organizados ou na zona secundária a estes vinculada, a fim de que nelas possam ocorrer, sob controle aduaneiro pela Receita Federal, movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas.

A seguir, saiba quais são tipos de recintos de acordo com a classificação da Receita Federal.

Os tipos de recintos alfandegados

Os recintos alfandegados são classificados conforme abaixo:

A estrutura alfandegada da Multilog pelo Brasil

A Multilog é referência em logística há 26 anos e figura entre as estruturas mais completas do setor de serviços aduaneiros no Brasil. Possui ferramentas e tecnologia de ponta para as operações e gerenciamento logístico, que garantem maior segurança, agilidade e flexibilidade nas operações.

A empresa tem sua origem em Santa Catarina, no ano de 1984, quando ainda era apenas um armazém de açúcar na cidade de Itajaí/SC. Em 1995, após vencer a licitação para a implantação da Estação Aduaneira do Interior (EADI), nasce a Portobello Armazéns Gerais – dando início à história da Multilog – com licença para receber, transportar e armazenar mercadorias importadas e destinadas à exportação.

Em 2016, passa a atuar no Paraná e Rio Grande do Sul após aquisição de outras empresas do mercado, ao final de 2017, em São Paulo e recentemente iniciou operações também no Nordeste.

Atualmente a empresa conta com 36 unidades no Brasil, sendo 13 unidades alfandegadas:

  1. CLIA Itajaí
  2. CLIA Joinville
  3. CLIA Curitiba
  4. CLIA Campinas
  5. CLIA São Paulo
  6. CLIA Santos
  7. Porto Seco Dionísio Cerqueira (Fronteira) Em construção, com entrega prevista para o final do 1º semestre de 2023
  8. Porto Seco São José dos Pinhais
  9. Porto Seco Foz do Iguaçu (Fronteira)
  10. Porto Seco Barueri
  11. Porto Seco Santana do Livramento (Fronteira)
  12. Porto Seco Jaguarão (Fronteira)
  13. Porto Seco Uruguaiana (Fronteira)

Sendo líder em pontos de fronteiras secas no Mercosul e detentora da maior área alfandegada da América Latina, com 2.2 milhões de metros quadrados, a Multilog possui Registro Operador Econômico Autorizado (OEA) para o CLIA Itajaí, CLIA Joinville, Porto Seco São José dos Pinhais, Porto Seco Barueri, CLIA Santos, CLIA Campinas e CLIA São Paulo.

Toda solidez da Multilog reforça seu importante papel na logística brasileira. Em 2022, a empresa movimentou mais de 62.000 containers nas unidades alfandegas e mais de 366.000 mil veículos que passaram nas fronteiras. Com inteligência e entendendo o processo de ponta a ponta, a Multilog oferece aos seus clientes soluções em logística integrada, garantindo segurança e efetividade nas operações logísticas.

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