Na última segunda-feira (4), demos mais um passo importante na transformação da logística brasileira. Lançamos a Pedra Fundamental do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, um investimento de R$ 500 milhões que vai ampliar em 30% a capacidade da unidade atual, já considerada a mais movimentada do Brasil.
A nova estrutura permitirá a movimentação de até 2 mil caminhões por dia, consolidando ainda mais o protagonismo de Foz do Iguaçu na integração logística entre o Brasil e os países da Tríplice Fronteira. Além disso, serão gerados cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento da região.
Nosso presidente, Djalma Vilela, destacou durante o evento que a concessão para operar o Porto Seco é de 25 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 10, mas a infraestrutura está sendo planejada para ir além.
“Quando fizemos o plano, olhamos as demandas atuais e as futuras, inclusive o crescimento dos países vizinhos, nossos parceiros comerciais.”
Com uma área de 550 mil m², o novo terminal vai abrigar o Porto Seco tradicional e também um Terminal de Contêineres, elevando Foz do Iguaçu a um novo patamar como maior porto seco da América Latina e um dos maiores do mundo.
Essa nova estrutura reforça nosso posicionamento como empresa que já opera a maior área alfandegada da América Latina, com unidades estrategicamente localizadas nos principais corredores logísticos do país.
O evento de lançamento contou com a presença de representantes das três esferas de governo, da imprensa e de diversos parceiros comerciais.
Em vídeo, o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ressaltou a relevância do projeto: “Essa nova unidade alfandegada vai trazer muito mais tranquilidade e eficiência no escoamento e na entrada de cargas no Paraná, facilitando o comércio exterior e a fiscalização na Tríplice Fronteira.”
Já o prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna, reforçou o impacto estratégico para o município: “O projeto amplia a presença e o protagonismo logístico de Foz do Iguaçu.”
O Auditor Fiscal e Coordenador-Geral da Administração Aduaneira, Felipe Mendes Morais, destacou que a unidade já é líder em movimentação na América Latina, com quase 200 mil caminhões liberados por ano e um comércio de aproximadamente R$ 9 bilhões. “O novo terminal será peça central na estratégia de transformar a aduana brasileira em instrumento de desenvolvimento e competitividade.”
As obras serão realizadas em duas fases. Na primeira etapa, investiremos R$ 240 milhões na área de pátio destinada a caminhões. A estrutura contará com:
A localização foi estrategicamente planejada para retirar o tráfego pesado da malha urbana, resolvendo gargalos históricos e permitindo o escoamento direto das cargas para fora do centro da cidade.
O Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu é muito mais do que um novo terminal. É a materialização do nosso compromisso com a eficiência logística, com o desenvolvimento da fronteira e com o futuro do comércio exterior brasileiro.
Seguimos investindo em infraestrutura, tecnologia e inovação para entregar cada vez mais valor aos nossos clientes e reforçar o papel do Brasil como protagonista da logística sul-americana.
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