Se você quer transportar uma carga, uma das decisões mais importantes é determinar qual será o modal utilizado para realizar esse deslocamento. Nesse contexto, iremos te ajudar a entender mais sobre o transporte aéreo de cargas. Você sabe quando é recomendado seu uso, quais as etapas do processo ou quais as suas vantagens? Continue lendo para descobrir!
A principal vantagem do transporte aéreo é, sem dúvidas, a agilidade. Quando precisamos de velocidade na entrega de um produto esse é o modal mais indicado, ou seja, se você tem uma carga urgente, essa pode ser uma excelente escolha.
Além disso, a segurança e a certeza do cumprimento dos prazos faz do transporte de cargas através de aviões, eficiente para deslocar produtos perecíveis, frágeis, de alto valor agregado e até documentações. Isso porque, ao passar menos tempo sendo transportada, a carga fica menos exposta à deterioração, aos danos e às perdas.
Um outro ponto é que o transporte aéreo pode chegar em diversos lugares que o transporte marítimo e o terrestre não podem, facilitando a entrega de produtos entre continentes ou em lugares mais afastados da costa.
Por último, quando comparamos a burocracia do transporte marítimo, percebemos que o processo de transporte aéreo é muito mais simples.
Antes de mais nada, é extremamente importante determinar o tipo de carga, medidas, peso e trajeto do produto que será transportado, pois existem diversas especificações que podem afetar o frete. Com base nisso, é possível determinar se é possível diminuir o valor do frete ou se há algum tipo de restrição para o transporte, em casos como substâncias inflamáveis ou radioativas, por exemplo.
Outro ponto importante é determinar a necessidade de contratação de seguro contra perda ou extravio, pois isso incide diretamente sobre o custo, porém é de fundamental importância para garantirmos o ressarcimento em caso de alguma avaria do produto durante o trajeto.
Ao transportar cargas é determinante entender qual será o tipo de embalagem utilizado para o transporte, pois alguns produtos necessitam de diferentes formas de preservação, uns podem ser precisar de uma temperatura específica, outros de uma iluminação ideal, entre outros fatores. Esses pontos influenciarão diretamente no tipo de embalagem que será utilizado.
Além disso, importante identificar quais serão os órgãos anuentes que serão envolvidos para respectiva carga e que, impactarão diretamente na liberação da carga.
Quanto mais informações você tiver, mais estratégico e seguro se torna o processo de transporte aéreo.
Por fim, ao desembarcar o produto será preciso pensar para onde seguirá a carga. Sendo direto para o cliente final ou passando por um recinto alfandegado, é importante contar com uma especialista no setor, que consiga atender o processo de ponta a ponta, facilitando mais o seu processo de transporte aéreo de cargas.
Contamos com serviços diferenciados, tais como a DTA-S* com mais de 50 rotas habilitadas ligando os principais aeroportos (e portos) com os principais recintos de zona secundária. A DTA-s traz diversos benefícios ao importador no que diz respeito à redução de custos e agilidade nas transferências de cargas aéreas.
*A Declaração de Trânsito Aduaneiro Simplificada (DTA-S) é um regime concedido pela RFB para empresas com certificação OEA, que permite o transporte de mercadorias de um recinto alfandegado a outro, sob controle aduaneiro e com a suspensão de tributos, simplificando etapas de uma DTA normal, dispensando conferências realizadas pela RFB.
A Multilog é expert em logística integrada, despacho aduaneiro e serviços relacionados ao comércio exterior, conta com 37 unidades espalhadas pelos principais corredores do País, fornecendo soluções para os mais diversos segmentos.
Quer saber mais como melhorar os seus negócios com a Multilog?
Acesse o nosso site e conheça as soluções completas de logística integrada ou envie um e-mail para vendas@multilog.com.br.